Ossanha gostava das folhas, das pedras. De peixes também. Ele me ensinou que as pedras eram vivas. Desde então eu as mantenho imersas em copos cheios d`água, para que cresçam.
Caio Fernando Abreu
Llaman a la puerta. Quién será?
Desde hace un par de días mi cuarto en el Hotel Brasil se ha convertido en lugar de visitas, João (del memorial antônio conselheiro) me trae libros sobre Canudos e deixa videos no meu computador. Assim tive A Matadeira, o genial trabalho sobre Canudos de Jorge Furtado. Impossível esquecer a paixão e João pela história da sua terra. Y por fuerza del deseo de los canudenses me convirtieron em la nueva pesquisadora de canudos, esta vez uma peruana.
Bateram na minha porta, abri. Era John Cat, Zê do Gato, como gosto de chamar ele, ou José Raimundo como foi batizado. Apresentou-se contando a sua história, nascido em Canudos no acampamento de Pombinha Branca, na época em que estava se construindo o açude do Vaza Barris. O que viria a se converter no açude do Cocorobó. Que durante anhos trabajó como guía y que ahora no trabaja más y que está pensando seriamente en retomarlo. Que tiene una edición en alemán de la Guerra del Fin del Mundo, que acompanho a Ze Celso y su troupe do Teatro Oficina, cuando montaron Canudos en Canudos.Que quiere se locutor de radio. Que le apasiona la historia del Conselheiro y que suenha con conocer la tierra donde nasceu Antônio, Quixeramubim no Ceará.
John Cat me contou também do Raso da Catarina, uma enorme reserva de caatinga próxima de Canudos. Um lugar atravessado por um rio de areia que tem água só uma vez no ano e que é sobrevoado pela arara azul de lear. Lá cresce a flor do maracujá. Luego recordó el río cocorobó y cantó,
Cocorocó
Cidade de quatro o
Igreja de rol
Não casei com sua madrinha
Por causa da sua vô
Canudos tiene solo 25 anhos como Canudos, município independiente. Es la tercera Canudos: la primera fue la de la guerra, a Canudos do Conselheiro, la segunda, la de los sobrevivientes. Canudos que fue sumergida bajo las aguas. La tercera, la que conocemos.
A terceira Canudos nasceu do Acampamento de Pombinha Branca (gogo da ema, rua do xofé, açude da bosta, cacete armado, cachorro quente), dos trabalhadores do Açude. Quandoa barragem terminou as pessoas da segunda Canudos, e os trabalhadores do açude que ficaram formaram a terceira Canudos. Chamaram este lugar de Vila do Cocorobó e estava anexado ao Município de Euclides da Cunha. Nos 80s A vila de Cocorobó se fez independente de Euclides da Cunha, virou Canudos....para que ninguém esqueça de esta história.
Links. A matadeira, os sinos dobram por canudos
http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/produ%C3%A7%C3%A3o/document%C3%A1rios/matadeira
e os sertões por uzyna uzona
No hay comentarios:
Publicar un comentario